Cerca de 200 soldados passaram o dia de hoje erguendo um "muro" de sacos de areia para proteger as residências localizadas perto da praia da armação, em Florianópolis. O prefeito Dário Berger, acompanhou a construção dos militares, junto com moradores da região.
Florianópolis, decretou situação de emergência devido a erosão marítima. Antes existia cerca de 50 m de areia, nos últimos 2 meses esses 50 m desapareceram. O grande pavor, é que está previsto uma nova ressaca no início da semana que vem. O professor da UFSC, Jarbas Bonatti do laboratório de Oceanografia, condenou que essas ressacas são devido as casas contruidas sobre as dunas, "A praia não é só a areia onde colocamos o guarda-sol. Ela é um sistema que envolve as dunas frontais, a areia da praia e a parte submersa", disse, e ainda explicou "Quando o mar não encontra uma reserva de sedimentos, ele a busca e a altura da praia diminui. E a água busca nas dunas, onde estão as construções".
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4443222-EI8139,00-Exercito+faz+barreira+para+evitar+avanco+do+mar+em+Florianopolis.html
Postado por: Marcos Pacheco
Coréia do Sul e o G-20
Há 15 anos

